Malacara Expedition 2025: Chapada Diamantina recebe etapa mundial de corrida de aventura

A Malacara Expedition 2025 aqueceu o final de semana em Lençóis, trazendo mais de 150 atletas de 14 países para disputar mais uma etapa do mundial Adventure Racing World.

São mais de 40 equipes enfrentando 500 km de trilhas, rios e montanhas numa corrida de resistência e conexão com a natureza que inclui várias modalidades: trekking, mountain bike, canoagem, rapel, tirolesa e uma atividade surpresa.

Saiba mais sobre turismo de aventura na Chapada Diamantina.

Essa é a segunda vez que a cidade recebe uma corrida de aventura desse nível. Em 2003, o Ecomotion pro abriu as portas do destino Chapada para as corridas de aventura e desbravadores apaixonados por esse estilo de vida.

Malacara Race

Um dos melhores locais do mundo para a corrida de aventura. Crédito: Wladimir Togu

O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Lençóis, através das Secretarias de Turismo e de istração, além do apoio do Governo do Estado, através da Sudesb, da @setrebahia e da @seturbahia.

A cerimônia de abertura foi realizada na noite do último sábado e a largada oficial da corrida aconteceu na manhã de hoje.
Até o início da tarde deste domingo, os atletas já aram pelo Ribeirão do Meio, trilha do Palmital e seguiram andando até o Remanso, onde depois de remar, pegarão a bike até a entrada do Vale do Pati, que eles atravessarão a pé.

O percurso também inclui um rapel no Morro do Pai Inácio.

Etapa do mundial

A prova é também uma das etapas classificatórias do Adventure Racing World Series (ARWS), o campeonato mundial de corridas de aventura.

A CEO da ARWS, Heide Muller (@heidikinetic), estará presente na Chapada para a Malacara Expedition 2025.
A equipe que vencer a etapa na Chapada Diamantina tem vaga garantida na grande final da ARWS, que este ano será no Canadá em setembro.

Malacara Expedition 2025

A largada aconteceu na cidade de Lençóis, no Mercado Cultural, no domingo (4/5) às 9h, quando 56 equipes (40 quartetos obrigatoriamente mistos, 2 duplas mistas e 12 duplas masculinas) iniciaram uma jornada ininterrupta de seis dias e cinco noites pelos recantos mais desafiadores da Chapada Diamantina.

O roteiro exato não foi divulgado com antecedência, pois a orientação por mapas topográficos e bússola também faz parte do desafio dos atletas. Eles deverão ar por todos os postos de controle (PCs) e as áreas de transição (ATs) marcados no mapa. Como cada equipe vai de um PC ao outro depende da estratégia dela. Eles não poderão usar GPS, mas poderão usar computadores de bike no guidão.

Malacara Race

Atleta plotando mapa usado para navegação. Crédito: Wladimir Togumi

Os atletas não recebem assistência não autorizada pela organização do evento, conforme regulamento. Ou seja, eles não puderam, por exemplo, buscar informações prévias sobre o percurso ou deixar alimentos ou equipamentos em pontos estratégicos. Mas eles podem, durante a corrida, comprar comida no comércio local ou interagir com a população, inclusive para perguntar sobre o melhor caminho.

A organização da prova é responsável por transportar os equipamentos, como bicicletas e barcos, e as provisões dos atletas entre os pontos de PC e AT. Mesmo sem o percurso exato, já se sabe que eles arão por muitos pontos icônicos da Chapada Diamantina, como o mítico Vale do Pati e o Morro do Pai Inácio. E que haverá uma modalidade surpresa.

Atletas chapadenses

A Chapada Diamantina é representada na corrida através da equipe Brazil Multisport, uma das melhores do mundo, dos atletas Camila Nicolau (capitã) e Guilherme Pahl (navegador), que moram no Vale do Capão.
Eles são tetracampeões sul-americanos de corrida de aventura pela ARWS e estão em 3ª lugar no ranking mundial atual, com vaga já garantida para o Canadá — por isso, caso vençam aqui, a 2ª melhor equipe também garante a vaga.

O atleta tailandês Jay Jantaraboon e o catarinense Jonas Junckes completam o quarteto que irá competir na Chapada pela Multisport.

Outros quartetos baianos são: Xixarros (Salvador); BB Brindes (Lauro de Freitas); Aventureiros do Agreste (Lauro de Freitas); Mandacaru Aventura (Feira de Santana); Azimute na Caatinga (Feira de Santana) e Selváticos (Salvador).
Duplas baianas: Família X (Ibicoara); Se Oriente / Pé de Serra (Feira de Sanatana); Caatinga Sempre Viva (Feira de Santana) e Peripatéticos (Juazeiro).

Participação especial da equipe Nativos da Chapada, de Lençóis.

Destaque também entre os quartetos para a equipe Estonian ACE Lasportiva (@aceadventureracingteam), atualmente a 4ª colocada no ranking mundial. Recentemente num post, os atletas da Estônia escreveram que estão ansiosos para voltar ao Brasil, depois de terem corrido há 10 anos outra prova no Pantanal.

E a BOA Brasil Outdoor Adventure (@brasil.outdoor.adventure), que está atualmente em 9º lugar no ranking mundial e em 1º lugar no atual ranking sul-americano da ARWS.

Além da Brazil Multisport e da BOA, mais cinco equipes brasileiras ranqueadas pela ARWS estão na Chapada: Black Mamba, Lagartixa, Curtlo Lobo-Guará, Kamadona e Guartelá.

Cronograma

3/5 | SÁBADO | 9h
Checagem de equipamentos dos atletas ao longo do dia no Mercado Cultural de Lençóis

3/5 | SÁBADO | 20h
Cerimônia de abertura e apresentação das equipes no Mercado Cultural de Lençóis, com show de Ricardo Boa Sorte.

“Em Santa Chapada Jah, Ricardo Boa Sorte nos leva a uma viagem poético-musical pelas entranhas da Chapada Diamantina, sua terra natal. Canto, poesia, dança e celebração se entrelaçam para exaltar a força indomável da natureza, o heroísmo dos brigadistas, a beleza da cultura e das tradições que marcam a vida do povo chapadeiro. Às águas doces e à ancestralidade, ele presta uma homenagem vibrante à terra, ao espírito e à gente que a habitam, com a participação especial do músico Zé Livera.”

4/5 | DOMINGO | 9h
Largada no Mercado Cultural de Lençóis.

5, 6 e 7 | SEGUNDA, TERÇA e QUARTA
Corrida em curso, ando por regiões de Lençóis, Palmeiras, Andaraí, Mucugê e Nova Redenção.

8/5 | QUINTA | 0h
Previsão de chegada das primeiras equipes em Lençóis.

9/5 | SEXTA | 23h59
Previsão de chegada dos últimos atletas e encerramento do percurso. 10/5 | SÁBADO | 19h Cerimônia de premiação, jantar e festa de encerramento.

Acompanhe a corrida pelo nosso Instagram!

  • Tudo o que você precisa para planejar a sua viagem com conforto e segurança.

    ADALGISIO PIRES NETO | 05.961.470/0001-35
    Flora Comunicação © 2002 - 2023. Todos os direitos reservados.
    Design by