Rotas da Chapada Diamantina acabam de ser reconhecidas como duas das melhores experiências turísticas do Brasil. Os roteiros Rota de Cafés Gourmets, em Piatã, e Marimbus e Piscinas Naturais do Rio Roncador, em Lençóis, foram selecionados para integrar o programa Feel Brasil, uma iniciativa da Embratur em parceria com o Sebrae Nacional que destaca 101 vivências autênticas em todo o país.
O lançamento oficial aconteceu no dia 14 de abril, durante a WTM Latin America 2025, em São Paulo (SP), uma das maiores feiras de turismo da América Latina. As experiências são operadas, respectivamente, pelas agências Nas Alturas, com sede em Lençóis, e Andarilhos da Chapada, sediada em Mucugê, e agora fazem parte do catálogo de promoção internacional de destinos brasileiros.
Rota de Cafés Gourmets. Crédito: Agência Nas Alturas
Rota Marimbus e Piscinas Naturais do Rio Roncador. Crédito: Agência Andarilhos da Chapada
“Todo ano nós estamos presentes na WTM, mas dessa vez nossa participação foi ainda mais especial. Além de nos encontrarmos com parceiros, participamos da rodada de negócios com o mercado internacional e tivemos a honra de representar a Chapada Diamantina no lançamento do projeto Feel Brasil”, celebrou Vanessa Almeida, CEO da agência Nas Alturas.
Além de apresentar a Rota de Cafés durante o evento, Vanessa também distribuiu exemplares do Guia Chapada Diamantina, a principal publicação impressa sobre turismo da região. Entre os nomes que receberam o material em mãos estão Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur; Ana Clévia Guerreiro, cofundadora do movimento Mulheres do Turismo em Rede e analista da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional; Thiago Akira, consultor de marketing digital no turismo; Tania Neres, coordenadora do segmento de afroturismo da Embratur; e Marianne Costa, diretora do Instituto Vivejar, referência em turismo sustentável no Brasil.
“O Guia é uma ferramenta fundamental na promoção do destino internacional. Além de ser bilíngue, ele apresenta experiências que valorizam o turismo sustentável. Então é essencial que pessoas tão importantes do setor tenham a publicação em mãos”, destacou Vanessa.
O Feel Brasil selecionou 101 vivências autênticas em 61 municípios brasileiros, representando as 27 unidades da Federação. O projeto busca posicionar o país como um destino diverso e sustentável, com experiências que vão desde praias paradisíacas a aventuras no Pantanal.
Mais de 70% das experiências são promovidas por micro e pequenas empresas, como a Nas Alturas, e cerca de 59% são lideradas por mulheres. A inclusão social, a valorização da cultura local e o compromisso com práticas sustentáveis são marcas registradas do portfólio.
Segundo Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, “o Feel Brasil vai além de um mapeamento de experiências e mira de forma estratégica a inserção desses destinos no mercado internacional. A gente não quer simplesmente mapear, mas cuidar dessas experiências, sabendo para qual mercado tem que ser vendido, através de um trabalho de inteligência comercial”.
Para garantir a presença dessas experiências no radar do mercado global, a Embratur planeja uma série de ações estratégicas de promoção, que vão desde produção de conteúdo digital e press trips, até campanhas publicitárias e participação em feiras internacionais. As atividades devem se estender até o fim de 2025.
A presença de rotas da Chapada Diamantina nesse seleto grupo reforça o potencial da Bahia – e da Chapada em especial – como um destino turístico autêntico e conectado às novas tendências globais de viagem.
Operado pela agência Nas Alturas, com sede em Lençóis, o roteiro foi especialmente desenvolvido para os amantes dessa bebida apreciada no mundo inteiro.
Produção de café Rigno, em Piatã. Crédito: Danilo Miranda
Além de conhecer a charmosa região de Piatã, reconhecida pela produção de alguns dos melhores cafés do Brasil, o participante tem a oportunidade de acompanhar de perto todas as etapas do processo: do plantio à colheita, ando pelas diferentes técnicas de torra e extração do café. Tudo isso combinado a deliciosas degustações ao longo do dia, tornando a experiência ainda mais rica e saborosa.
Operado pela agência Andarilhos da Chapada, com sede em Mucugê, o roteiro oferece um mergulho na diversidade natural e cultural da região.
Piscinas Naturais do Rio Roncador. Crédito: Agência Andarilhos da Chapada
A experiência começa na comunidade quilombola de Remanso, próxima a Lençóis, com um eio de barco tradicional pelo Rio Marimbus, seguido por uma trilha leve até as piscinas naturais do Rio Roncador — perfeitas para um banho relaxante. O dia inclui ainda um delicioso almoço caseiro antes do retorno.